Oscarito Awards: 1927-1928

O período de elegibilidade dos filmes para o ano inaugural dos Oscars foi de agosto de 1927 a julho de 1928, Hoje nos parece estranho, mas tratava-se de uma organização temporal semelhante às temporadas esportivas dos Estados Unidos. Essa contagem de tempo perdurou até o ano de 1933. Assim, nosso Oscar alternativo, ou Oscarito Awards, leva em consideração esse critério de tempo. 

No entanto, as categorias de premiação do Oscar para aquela primeira temporada são diferentes em relação aos anos seguintes, quando foram sendo incluídas novas categorias. Por exemplo, a primeira premiação da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, corporação oficializada legalmente em maio de 1927, dividiu o prêmio de melhor filme em duas categorias: Best Production, dado ao filme cujos "elementos contribuem para a grandiosidade do cinema" e Best Artistic Quality Production, entregue à produção "mais artística, singular e/ou original". A Melhor Produção foi vencida pelo filme Asas, enquanto a Melhor Produção de Qualidade Artística foi para o filme Aurora. Ao longo do tempo, Asas se estabeleceu como o modelo pela qual o Oscar de Melhor Filme é avaliado - em geral, produções grandiosas que valorizam mais o senso de espetáculo visual  e o painel histórico. Infelizmente para Aurora, um filme bastante superior.

Se essa premiação bipartida perdurasse até nossos dias, talvez víssemos filmes como Los Angeles, Cidade Proibida ganhar o Oscar de Produção Artística, deixando o prêmio de Melhor Produção de 1997 para o Titanic de James Cameron. E assim poderia ter acontecido em outros anos, quando a "visão artística e original" não foi premiada como o melhor filme. Estamos falando de A Marca da Maldade, 2001, Taxi DriverApocalypse Now, Fanny e Alexander, Ran, Pulp Fiction, Cidade dos Sonhos...  

Para não criar mais confusão do que já causam as categorias dos Oscars, decidi utilizar uma única lista de categorias, sem variação. Por isso, incluo desde 1927-1928 categorias como Filme Internacional (que já foi chamada de Filme em Língua Estrangeira e que foi criada em 1946, primeiramente como prêmio honorário, e a partir de 1956 com o concurso de indicações de filmes por um comitê especial estabelecido por cada país) e Atores Coadjuvantes (categoria criada somente em 1936), Desenho de Produção, Figurino, entre outras.

Oscarito Awards

 - Filme

1. Aurora
2. Metropolis
3. Asas
4. O Circo
5. Sétimo Céu

 - Direção 


1. F. W. Murnau (Aurora)
2. Fritz Lang (Metropolis)
3. William Wellmann, Harry D'Abadie Arrast (Asas)
4. Charlie Chaplin (O Circo)
5. Frank Borzage (Sétimo Céu)

* Difícil escolha entre Murnau e Lang. Dois gênios concorrendo com duas obras gigantes e definitivas. Fico com Aurora e Murnau por simples predileção. 


   Ator 

1. Emil Jannings (A Última Ordem)
2. Conrad Veidt (O Homem que Ri)
3. Charlie Chaplin (O Circo) 
4. Lon Chaney (Ridi, Pagliacci)

* Nos anos 1920, Emil Jannings foi Pedro, o Grande (1922), porteiro em A Última Gargalhada (1924) e Mephisto em Fausto (1926). Ele foi também uma das 11 pessoas presentes ao funeral de F. W. Murnau em 1931 (compareceram também Greta Garbo, Fritz Lang e Robert Flaherty).

   Atriz

 


1. 
 Janet Gaynor (Aurora)

2. Gloria Swanson (Sadie Thompson)

3. Lilian Gish (A Carta)

4. Louise Dressler (A Outra Pátria)


 

 * Gaynor venceu o Oscar de 1927-1928 por três filmes (Anjo das Ruas, Aurora e Sétimo Céu). No Oscarito Awards, escolho o que considero a melhor atuação de um ano especial para a atriz.   





Ator Coadjuvante 



1. William Powell (A Última Ordem)

2. Lionel Barrymore (Sadie Thompson)

3. Adolf E. Licho (The Love of Jeanne Ney)

4. Rudolf Klein-Rogge (Metropolis)


* Powell vive o cineasta que contrata o general russo interpretado por Emil Jannings neste filme dirigido por Josef von Sternberg.  







    Atriz Coadjuvante  



1. Brigitte Helm (Metropolis) 

2. Olga Blacanova (O Homem que Ri)
3. Martha Mattox (O Gato e o Canário)

4. Evelyn Brent (A Última Ordem)

 


* Brigitte Helm interpreta Maria e seu duplo de forma marcante. Estrela da poderosa UFA de 1925 a 1935, ela não renovou seu contrato e abandonou sua profissão definitivamente, desgostosa com os rumos da indústria alemã de cinema. Viveu na Suíça recusando-se a falar sobre sua carreira até sua morte aos 90 anos de idade, em 1996. 



    Roteiro Original 


1. Metropolis 

2. O Circo 

3. A Última Ordem 

4. O Homem das Novidades 

 

   Roteiro Adaptado


1. Aurora 

2. Sétimo Céu 

3. O Homem que Ri 

4. O Gato e o Canário 

5. The Love of Jeanne Ney 

 


   Filme Internacional 


1. O Martírio de Joana D'Arc (Dinamarca)

2. Die Liebe der Jeanne Ney (Alemanha - título americano: The Love of Jeanne Ney)

3. Outubro (Rússia)

4. Napoleão (França)

5. Chuji Tabinikki Daisanbu Goyohen (Japão)

 



* Na categoria de Filme Internacional, utilizo os critérios do Oscar em que cada país concorre com apenas um filme. A Paixão de Joana D'Arc é uma produção francesa, mas para que constassem cinco filmes de nacionalidades diferentes nesta categoria, utilizo algumas justificativas (ok, um tanto forçadas): o diretor Carl Dreyer é dinamarquês e a estreia do filme se deu primeiro na Dinamarca, em abril de 1928. Além disso, os críticos e religiosos franceses foram responsáveis por postergar sua estreia na França (ocorrida somente em outubro de 1928) e por obrigar a produção a fazer cortes no filme. O filme japonês indicado é o terceiro de uma saga lançada em 1927 e seu título em inglês é Chuji's Diary Travels (não há título em português).



   Fotografia


1. Aurora 

2. Metropolis 

3. Asas 

4. A Turba 

5. Última Ordem 

 

* Sei que Asas tem aquela tomada fantástica em que a câmera avança pelas mesas ocupadas por toda sorte de gente e que Metropolis é um primor de fotografia. Mas ainda fico com Aurora por nos dar tantas cenas inesquecíveis que acentuam o drama da história.



   Desenho de Produção 


1. Metropolis 

2. O Homem que Ri 

3. Tartufo 

4. Aurora 

5. Sétimo Céu 


* O design de produção de Metropolis ainda é um assombro.


 



   Figurino 

 

1. O Homem que Ri 

2. Tartufo 

3. Rei dos Reis 

4. A Última Ordem 

 




   Som


1. Aurora 

2. O Cantor de Jazz 

 


  Montagem


 1. Aurora

2. O Martírio de Joana D'Arc 

3. Metropolis 

4. Asas 

5. O Circo  

 


   Efeitos Visuais 



1. Metropolis 

2. Asas 

3. Aurora 



* Considere um empate técnico entre os dois primeiros.
















Eu gostaria de ver nos comentários suas preferências. Você prefere Metropolis ou Aurora?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oscarito Awards: 1931-1932

Oscarito Awards: 1932-1933

Oscarito Awards 1929-1930