Oscarito Awards 1929-1930

A temporada do Oscar cobriu o período de 1º de agosto de 1929 a 31 de julho de 1930. Na categoria de Melhor Filme venceu Sem Novidades no Front, que ainda se mantém um clássico incontornável dos filmes de guerra.


Os outros quatro indicados ao Oscar de Melhor Filme (Alvorada do Amor, Disraeli, A Divorciada, O Presídio) são bastante inferiores ao filme do diretor Lewis Milestone, que também levou o Oscar de Melhor Direção. Quanto a estes dois prêmios, os Oscarito Awards estão de acordo. Nas outras categorias, meus indicados e vencedores são outros. 



 


Filme  

 

  1. 1. Sem Novidades no Front  

  1. 2. Flor do Asfalto  

  1. 3. Uma Casa em Dartmoor  

  1. 4. As Deliciosas Mentiras de Nina Petrovna  

  1. 5. Sob os Tetos de Paris 


* O cinema já "falava" mas os filmes silenciosos ainda eram muitos e bem realizados (em vez de "filme mudo", prefiro a expressão "filme silencioso", tradução direta do inglês silent movie). Dos cinco indicados, Flor do Asfalto e Nina Petrovna (alemães) e Uma Casa em Dartmoor (inglês) ainda não eram filmes falados, ou talkies. Meu filme vencedor também é o melhor filme sonorizado produzido até então. Em quinto lugar, o francês Sob os Tetos de Paris está praticamente empatado com Diário de uma Garota Perdida, outro ótimo filme de G. W. Pabst com a estrela Louise Brooks.

 


Direção  


 

  1. 1. Lewis Milestone (Sem Novidades no Front)                 

  2. 2. Joe May (Flor do Asfalto)  

  1. 3. René Clair (Sob os Tetos de Paris) 

  1. 4. Anthony Asquith (Uma Casa em Dartmoor) 

  1. 5. George W. Pabst (Diário de uma Garota Perdida) 

 


Ator  

 

  1. 1. Lew Ayres (Sem Novidades no Front) 

  1. 2. George Arliss  (Disraeli)

  1. 3. Walter Huston (Abraham Lincoln) 

  1. 4. Conrad Veidt  (Cena Final)

  1. 5. Erich von Stroheim (O Grande Gabbo)

 

* Arliss foi o vencedor desta categoria no Oscar, mas prefiro a atuação menos pesada e mais jovial de Ayres.



Atriz  

 


  1. 1. Louise Brooks (Diário de uma Garota Perdida) 

  1. 2. Brigitte Helm (As Deliciosas Mentiras de Nina Petrovna)  

  1. 3. Janet Gaynor  (Estrela Ditosa)

  1. 4. Greta Garbo (Anna Christie) 

  1. 5. Gloria Swanson (Tudo por Amor) 

 

* Brooks e sua presença magnética e moderna na tela. Contribui para isso o fato de sua personagem não ser o de donzela romântica e sofredora, papel que Gaynor, Garbo e Swanson encaram com competência, mas sem a novidade cultural e o risco social da performance de Brooks.  



Ator Coadjuvante  

 

  1. 1. Albert Steinruck (Flor do Asfalto)  

  1. 2. Warwick Ward (As Deliciosas Mentiras de Nina Petrovna)  

  1. 3. Louis Wollheim (Sem Novidades no Front)

  2. 4. Josef Rovensky  (Diário de uma Garota Perdida)


 

Atriz Coadjuvante  

 

Garbo e Dressler



  1. 1. Marie Dressler (Anna Christie)  

  1. 2. Franziska Kinz (Diário de uma Garota Perdida)

  2. 3. Beryl Mercer (Sem Novidades no Front

 

* As categorias de coadjuvante não estão à altura das categorias de atuação principal, assim, não consegui preencher as cinco vagas da categoria.



Roteiro Original  

 

  1. 1. Flor do Asfalto  

  1. 2. As Deliciosas Mentiras de Nina Petrovna  

  1. 3. Sob os Tetos de Paris  

  1. 4. Uma Casa em Dartmoor 

 

* Flor do Asfalto (Asphalt) não está na cordilheira do Expressionismo cinematográfico alemão, mas tem força para estar em primeiro lugar nesta categoria. 



Roteiro Adaptado  

 

  1. 1. Sem Novidades no Front  

  1. 2. Diário de uma Garota Perdida  

  1. 3. Anna Christie

  2. 4. Estrela Ditosa  

 


Filme Internacional  

 




  1. 1. Sob os Tetos de Paris  (França)

  1. 2. O Anjo Azul  (Alemanha)

  1. 3. Diário de uma Garota Perdida (Alemanha) 

  1. 4. Fue no Shiratama (título em inglês, Eternal Heart - Japão)

  2. 5. Terra (URSS)

  1.  

* O filme encantador de René Clair é meu preferido da temporada, mas por pouco a parceria Sternberg-Dietrich não fica com o primeiro lugar. O filme de Hiroshi Shimizu exala o humanismo terno do diretor japonês e, por fim, o filme-exaltação soviético do povo e do ideal coletivista.

 

 

Fotografia  


O set preparado para a bela cinematografia filmada sob os tetos de Paris

 


  1. 1. Sob os Tetos de Paris 

  1. 2. Anjos do Inferno  

  1. 3. Flor do Asfalto  

  1. 4. Sem Novidades no Front 

  1. 5. Uma Casa em Dartmoor 

 

* Gosto bastante do visual que Clair imprimiu ao seu filme, embora as filmagens áreas de Hell's Angels tenham sido inovadoras e arriscadas. Vale conferir também os enquadramentos e a luz expressionista do clássico inglês Uma Casa em Dartmoor.



Direção de Arte  

 

  1. 1. Sob os Tetos de Paris  

  1. 2. As Deliciosas Mentiras de Nina Petrovna  

  1. 3. Flor do Asfalto  

  1. 4. O Grande Gabbo 

 


Figurino  

 

  1. 1. Abraham Lincoln  

  1. 2. O Rei Vagabundo  

  1. 3. As Deliciosas Mentiras de Nina Petrovna 

  1. 4. Disraeli 

 


Som  

 

  1. 1. Sem Novidades no Front 

  1. 2. Anjos do Inferno  

  1. 3. Sob os Tetos de Paris  

  1. 4. O Presídio  

  1.  

 

Edição  

 

  1. 1. Sem Novidades no Front  

  1. 2. Arsenal  

  1. 3. Flor do Asfalto  

  1. 4. Uma Casa em Dartmoor  

  1. 5. Sob os Tetos de Paris 

 


Efeitos Visuais  




 


  1. 1. Anjos do Inferno  

  1. 2. Sem Novidades no Front



  2. * Howard Hughes colocou sua grana e seu poder e criou um espetáculo que deve ter maravilhado as multidões naquela temporada. Não é um grande filme, mas as cenas aéreas impressionam. 

 


E pra você, qual filme e quais atores mereciam o prêmio? Comenta aí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oscarito Awards: 1931-1932

Oscarito Awards: 1932-1933