Oscarito Awards: 1931-1932

 A temporada de filmes elegíveis aos Oscars começou em 1º de agosto de 1931 e encerrou em 31 de julho de 1932. O vencedor do prêmio de Melhor Filme foi Grande Hotel, o pai de todos os filmes que reúnem grandes estrelas vivendo dramas e comédias pessoais sob o mesmo teto, não importa se é um hotel, uma mansão ou um navio. Não é um grande filme, mas o considero um pouco melhor do que seu concorrente mais forte no Oscar, O Expresso de Shangai, produção com a dupla Josef von Sternberg/Marlene Dietrich cujo apuro visual é superior à condução da narrativa.

Nenhum dos meus cinco indicados a Melhor Filme no Oscarito Awards foi indicado para Melhor Filme no Oscar 1931-1932. 

       Filme   

1.      Scarface (Scarface)

2.     Ama-me esta Noite  (Love me Tonight)

3.     Frankenstein  (Frankenstein)

4.     A nós a liberdade  (A Nous la Liberté)

5.     Monstros  (Freaks)

* A sequência dos meus indicados inclui: o clássico em que beberam todos os filmes clássicos de gângster; um filme maravilhoso e bastante subestimado de Rouben Mamoulian; o primeiro grande filme americano no gênero do horror; o filme de René Clair que "inspirou" o chapliniano Tempos Modernos; e um filme de uma potência assustadora ainda hoje. Que nenhum desses filmes tenha sido indicado ao Oscar é uma vergonha para a Academia. Se minha lista tivesse dez filmes, os próximos em sequência seriam o filme de guerra francês Cruzes de MadeiraO Médico e o Monstro (outro filme de Mamoulian), e os indicados ao Oscar Grande Hotel, Expresso de Shangai e Sede de Escândalo.


                  Direção  

 


1.      Howard Hawks  (Scarface)

2.     James Whale  (Frankenstein)

3.     Rouben Mamoulian (Ama-me esta Noite)  

4.     René Clair  (A Nós a Liberdade)

5.     Tod Browning  (Monstros)




* Praticamente um empate técnico entre Hawks e Whale. Na foto, Hawks é quem está sentado de frente para a câmera.

                    Ator


1.      Fredric March   (O Médico e o Monstro)

2.     Paul Muni  (Scarface)

3.     Edward G. Robinson (Sede de Escândalo) 

4.     Ronald Colman (Médico e Amante)

5.     Lowell Sherman  (Hollywood)

 


        

       * March ou Muni? Seria melhor resolver no cara ou coroa. Os demais indicados também estão muito bem, embora os filmes que protagonizam não os ajudem tanto. O cinismo de Robinson cintila quando o filme se passa na redação do seu jornal e Colman empresta dignidade a um filme de consciência social, mas não tão bom quanto os próximos que seu diretor John Ford faria nos anos seguintes (não é também uma adaptação tão boa de um romance de Sinclair Lewis como são Fogo de Outono e Entre Deus e o Pecado).

         Atriz                                                                         

 
  1. 1.      Joan Crawford  (Grande Hotel)

    2.     Marlene Dietrich (Expresso de Shangai 

    3.     Constance Bennett (Hollywood) 

    4.     Helen Hayes  (O Pecado de Madelon Claudet)

    5.     Sally Eillers (Depois do Casamento)


  2. * Crawford tem a atuação mais refrescante num filme em que boa parte de suas estrelas (Garbo, Jean Hersholt, os irmãos Barrymore, Wallace Beery) vinha de uma carreira no cinema mudo. Dietrich está exuberante e Bennett dá substância a Hollywood (What Price Glory?), cujos papéis centrais - o ator famoso em fase decadente apaixonado por uma estrela em ascensão - viriam a ser copiados anos depois em Nasce uma Estrela. Hayes foi a vencedora do Oscar por um filme sem outras virtudes que não sua atuação. Eillers não é nenhum furor de atuação, mas é a protagonista deste melodrama mediano que deu o segundo Oscar de direção a Frank Borzage.

  3.  

  4. Ator Coadjuvante


                  1.      Boris Karloff  (Frankenstein)

2.     Gabriel Gabrio (Cruzes de Madeira)

3.     Lionel Barrymore (Grande Hotel)

4.     George Raft  (Scarface)

5.     C. Aubrey Smith (Ama-me esta Noite) 


* Karloff vence aqui por ter criado a performance que definiu todas as outras performances do monstro da história de Mary Shelley. Ele também está ótimo em Sede de Escândalo. A atuação de Raft entrou para a história do cinema ao brincar com uma moeda na mão. Barrymore não está caricato e Smith está divertidíssimo. 


Atriz Coadjuvante

                                    

1.      Miriam Hopkins  (O Médico e o Monstro)

2.     Aline MacMahon  (Sede de Escândalo)

3.     Bette Davis (Escravos da Terra) 

4.     Ann Dvorak  (Scarface)

5.     Billie Burke (Vítimas do Divórcio) 


*Miriam Hopkins é uma das grandes atrizes do período Pré-Code, quando os estúdios ainda não tinham sobre si a pressão censora e abusiva das "ligas religiosas de decência". Sua personagem em O Médico e O Monstro faz a transição de sedutora à vítima com enorme veracidade. Davis já mostra sua especialidade num filme de crítica ao latifúndio, Dvorak é a garota que não abaixa a cabeça para seu irmão "Scarface" e Burke está muito bem como a mãe da personagem vivida por Katharine Hepburn.


            Roteiro Original



      1.       A Nós a Liberdade

2.      Hollywood

3.      Gênios da Pelota


* Este é o filme de René Clair cuja crítica à industrialização fordista e à mecanização do trabalhador teriam inspirado Charles Chaplin em Tempos Modernos. A distribuidora do filme de Clair entrou na justiça com uma acusação de plágio contra Chaplin. Esse processo se prolongou por vários anos até se  chegar a um acordo. Clair não se envolveu no processo por considerar que qualquer uso de suas ideias por Chaplin era uma honra. Chaplin negou que tivesse assistido A Nós a Liberdade. De qualquer modo, as semelhanças entre os filmes estão na visão crítica sobre a industrialização e a escolha por uma vida livre da lógica do capital. No mais, o modo de demonstrar cinematograficamente tais ideias é diferente.


    Roteiro Adaptado

                                                                   


      
1.       Ama-me esta Noite                              

2.      Scarface 

3.      Frankenstein

4.      O Médico e o Monstro

5.      Grande Hotel

 


* O Médico e o Monstro se tornou mais celebrado do que Ama-me esta Noite, mas não tenho dúvidas de que este é superior. Mamoulian dirige este musical com a língua solta das comédias de Lubistch e com uma câmera primorosa como se fosse Fritz Lang.



Filme Internacional

1.       Senhoritas de Uniforme (Alemanha)

2.      Eu Nasci, Porém (Japão)

3.      O Vampiro (Dinamarca)

4.      A Nós a Liberdade (França)

5.      O Caminho para a Vida (URSS) 

 





* Senhoritas de Uniforme, de Leontine Sagan, é a primeira produção dirigida por uma mulher a ganhar o Oscarito Awards. Em segundo lugar, a comédia deliciosa de Yasujiro Ozu, também chamada Meninos de Tóquio. Em seguida, o marcante horror de Carl Dreyer, o clássico de Clair e o primeiro filme russo falado. 



Trilha Sonora

1.       A Nós a Liberdade

2.      O Expresso de Shangai 

3.      Médico e Amante

4.      Hollywood 

 

* O vencedor nesta categoria, George Auric (1899-1983), fez parte do Grupo dos Seis, ou Les Six, um grupo de músicos que vivia em Paris e que trouxe uma leveza desconcertante ao sisudo modelo de composição musical erudita. Ele fez várias trilhas sonoras para célebres filmes franceses, como A Nós a Liberdade, A Bela e a Fera, Orfeu, Salário do Medo e Rififi, e também foi chamado para trabalhar em Hollywood em filmes como A Princesa e o Plebeu



            Fotografia  

 


1.      Frankenstein  

2.     O Expresso de Shangai  

3.     Ama-me esta Noite  

4.     Cruzes de Madeira  

5.    Monstros 

 

* Cinco filmes de excelente cinematografia.


Desenho de Produção

1.       Frankenstein

2.      A Nós a Liberdade

3.      O Médico e o Monstro

4.      Grande Hotel

5.      O Expresso de Shangai 

 

Figurino

                                                                     


1.       O Congresso Dança

2.      Frankenstein

3.      O Médico e o Monstro 

 

*O vencedor da categoria é um filme austríaco produzido pelo célebre Erich Pommer, o chefão da UFA responsável por obras-primas do expressionismo alemão, de A Última Gargalhada a Metrópolis.



Som  

 

1.       Cruzes de Madeira

2.      Scarface 

3.      Frankenstein

4.      Ama-me esta Noite 

5.      A Nós a Liberdade 

 


*O vencedor é um dolorido filme de guerra francês na linha pacifista de Sem Novidades no Front


Montagem    

 

1.     Scarface  

2.     Frankenstein

3.      Ama-me esta Noite 

4.     Monstros  

5.     A Nós a Liberdade

 

Efeitos Visuais

 

1.       Frankenstein

2.      O Médico e o Monstro 

 

 

Maquiagem


1.       Frankenstein

2.      O Médico e o Monstro 

3.      Monstros 


Nasce um monstro!


* Espero que esteja curtindo os Oscarito Awards. Deixe um comentário sobre suas preferências desta temporada 1931-32.


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